Reportagem em vídeo da equipe de comunicação do Grupo Real H demonstra as ações sustentáveis para garantir a produtividade em terras pantaneiras.
No coração do Pantanal, uma das regiões mais icônicas do Brasil, onde a seca castiga e desafia a produção agropecuária, a Fazenda Santa Fé do Corixinho se destaca como exemplo de equilíbrio entre preservação ambiental e alta produtividade. Pertencente à família do empresário e pecuarista Eduardo Cruzeta, a fazenda é um símbolo de inovação e compromisso com a pecuária orgânica e sustentável, alicerçada em práticas de manejo avançadas e respeito ao meio ambiente.
Preparamos uma reportagem completa sobre a pecuária na Santa Fé do Corixinho que você pode acompanhar clicando no botão.
Recentemente, a propriedade recebeu a visita técnica da equipe da Real H, empresa parceira que oferece produtos de nutrição e saúde para a Santa Fé. Durante a visita, o veterinário Felipe, responsável pela sanidade dos animais da propriedade, revelou um resultado impressionante: dos 29 animais examinados durante a visita, 28 apresentaram prenhez positiva, um aproveitamento de 96%. Na média geral da fazenda, a taxa de prenhez foi de 78,5%, um número expressivo para uma propriedade localizada no Pantanal, onde os desafios reprodutivos são constantes. “Eu acredito que 78,5% seja um bom resultado para uma fazenda no Pantanal. Tudo isso por consequência de um manejo sanitário adequado, um planejamento nutricional focado em cada categoria, suprindo suas exigências”, explica Felipe Fardin.
Eduardo Cruzeta, que também preside a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO), destacou a importância da adoção de práticas que maximizem a eficiência produtiva sem comprometer a integridade ambiental. “Nós precisamos ter essa sustentabilidade em nossa propriedade para continuar atendendo à crescente demanda da população e fazendo a preservação, a conservação ambiental, a conservação da biodiversidade, que é uma riqueza, um patrimônio imensurável que está em nossas mãos para zelarmos”, explicou o pecuarista.
Um dos pilares dessa abordagem é o sistema de pastejo rotacionado, implementado em módulos de 120 hectares, dividido em 12 piquetes de 10 hectares cada. Este método permite o manejo eficiente do gado, ajustando a lotação conforme as condições climáticas e garantindo a recuperação das pastagens. Além disso, a fazenda adota uma estratégia de nutrição mineral diferenciada, com suplementos Real H ricos em cálcio, essencial para compensar as deficiências nutricionais das pastagens locais.
Outro diferencial da Santa Fé do Corixinho é o compromisso com a produção orgânica. Parte do rebanho é destinada a este sistema, seguindo rigorosos protocolos que limitam drasticamente o uso de produtos alopáticos, exigindo soluções como a homeopatia. A parceria com a Real H tem sido fundamental para alcançar esses resultados, fornecendo tecnologias que permitem o desenvolvimento dos animais dentro dos padrões exigidos para esta certificação.
Claudio Real, médico veterinário e supervisor comercial da Real H explica que a estratégia da empresa é pensar no animal como um indivíduo e na nutrição adequada para a realidade do Pantanal, levando em consideração aspectos como, por exemplo, a deficiência de cálcio disponível nas pastagens da região. “Trabalhamos com produtos de alta biodisponibilidade como o lithothamnium calcareum, temos também prebióticos e probióticos que trabalham otimizando a flora ruminal e o metabolismo do a
nimal, e, com isso, nós estamos colhendo aqui excelentes resultados”, explica Claudio.
Na recria, a fazenda utiliza o produto H Tech Desempenho®, que contribui com metabolismo animal e contém em sua formulação o Convert H®, um aditivo homeopático que equilibra o organismo do animal e reduz a resposta ao estresse. O H Tech Desempenho® também inclui em sua fórmula o Entero 100®, que modula a flora intestinal e melhora a absorção de nutrientes, e o Figotonus®, que otimiza o funcionamento hepático, essencial para o metabolismo da dieta.
Nas vacas de reprodução, são utilizados suplementos minerais com Cultron®, uma cultura de levedura (Saccharomyces cerevisiae), gordura protegida para auxiliar na reprodução e uma homeopatia funcional da Real H que melhora a digestão de cálcio e fósforo, resultando em uma prenhez de 78,5% nesta estação reprodutiva.
A visita da equipe Real H marcou também o início da participação da propriedade no programa Ciclos Real H. Desta forma, o material reciclável gerado na Santa Fé passa a ser destinado para a base do programa, na Unidade Industrial do Grupo Real H, através de logística reversa. Posteriormente todo o material é separado e destinado para a reciclagem. “É um grande incentivo para nossos colaboradores continuar participando do programa e adotar isso como uma cultura, o que é muito importante para a nossa sociedade,” destacou Eduardo.
A Fazenda Santa Fé do Corixinho exemplifica como a união entre tecnologia, manejo adequado e respeito ao meio ambiente pode resultar em uma pecuária produtiva e sustentável, capaz de enfrentar os desafios do Pantanal e contribuir para a preservação deste bioma único.
Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, representantes do Grupo Real participaram do programa “Comitiva Sertaneja”, apresentado por […]
Notícias20/01/2025