Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora Pecuaristas de diversas regiões do país já estão preparando o rebanho para a estação de monta - Real H

Não categorizado

Pecuaristas de diversas regiões do país já estão preparando o rebanho para a estação de monta

Voltar 23/11/2016

rebanho reproduçãoA estação de monta é prática simples e sem custo que traz grandes benefícios a propriedade. Muitos pecuaristas começam a preparar o rebanho em meados de setembro devido ao inicio do período das águas, época onde a fartura de alimentos predomina. Seu principal objetivo é concentrar os partos e subsequentes operações em épocas mais propícias, facilitando e disciplinando sobremaneira o controle e o manejo do rebanho.

Outra vantagem diz respeito ao longo período de descanso do reprodutor, garantindo-lhe condições para plena recuperação e manutenção de sua atividade reprodutiva. O estabelecimento do período de monta vai depender da disponibilidade e qualidade de forragem, melhor época de nascimento dos bezerros, sistema de produção e categoria das fêmeas (vaca ou novilha).

 As principais vantagens da utilização desta forma de manejo são:

– Possibilidade de adequar o período dos nascimentos para privilegiar a fertilidade futura das fêmeas.

 – Aumentar a pressão de seleção sobre as fêmeas. Aquelas com problemas de precocidade e fertilidade têm menores chances de se manter no plantel. Os animais que não ficam gestantes no prazo definido devem ser eliminados.

 – Possibilita melhor seleção por se trabalhar com lotes mais homogêneos, expostos à mesma situação ambiental, numa mesma condição produtiva e/ou reprodutiva.

 – Concentra as atividades de manejo num período definido de tempo, e pode-se com isto melhor utilizar a mão-de-obra da propriedade, de acordo com o período em questão.

É possível intensificar os resultados melhorando a qualidade hormonal do rebanho utilizando a homeopatia veterinária nos machos e nas fêmeas. Para a saúde reprodutiva dos machos a Real H Nutrição e Saúde Animal desenvolveu o Vigotonus, indicado para o tratamento da infertilidade e/ou subfertilidade de machos reprodutores. O produto age maximizando a fertilidade dos reprodutores. E para estimular a fertilidade das fêmeas foi desenvolvido o Pró-cio, produto que se destina a produção de cios férteis, tendo em vista que, nem todo o cio é fértil.

 É importante que juntamente com a utilização dos produtos, sejam adotadas práticas de manejo sanitário e nutricional adequados e acompanhamento do histórico reprodutivo dos animais.

Compartilhe:

Deixe um Comentário