A equipe do Pecuária Forte visitou a Fazenda Experimental da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Guatambu. Lá conversamos com o professor Aleksandro Schafer, Doutor em Medicina Veterinária preventiva e responsável por vários estudos envolvendo tecnologias exclusivas Real H.
Os trabalhos acontecem em uma área de confinamento da Fazenda Experimental. Dessa forma, os animais ficam separados em lote controle e lote medicado. Os lotes tratamento recebem medicamento, já o lote controle recebe uma alimentação exatamente com o mesmo balanceamento, mas sem o medicamento.
Desse modo, todos os dados são anotados e devidamente documentados. Em seguida se transformam em trabalhos científicos.
Portanto, o foco da nossa reportagem é demonstrar dois trabalhos científicos que mensuraram a eficácia do Dia 100, o gel desenvolvido pela Real H para a cura da diarreia.
“Essa foi uma pesquisa em bezerros onde a gente conseguiu reduzir em 80% o uso de antibióticos, quando se usou o Dia 100. Replicamos essa mesma pesquisa em ovinos, e tivemos resultados muito positivos também, quanto ao controle da diarreia”, explica o professor Aleksandro.
O Prof. Dr. Claudio Martins Real, presidente e fundador da Real H. Assim sendo, Dr. Claudio é o principal desenvolvedor da fórmula do Dia 100, e fala falou com a nossa equipe sobre a eficácia e a praticidade do medicamento.
“Ele é sobra a forma de um gel, que é administrado diretamente na boca do animal, com a finalidade de curar a diarreia”, explica o professor Claudio, que foi professor de medicina veterinária durante mais de 45 anos.
Os resultados dos experimentos com bezerros demonstraram que o uso do Dia 100 foi 50% efetivo no controle da diarreia neonatal. Os dados apresentados mostram que, no grupo tratado foram observados 4 casos da doença, contra 8 casos no grupo controle, ou seja, que não recebeu o medicamento. E ainda, o estudo destaca uma queda de 60% no uso de antibiótico para tratamento de diarreias para os animais que consumiram o homeopático.
Em segundo lugar, em ovinos os resultados comprovaram a eficácia do Dia 100 não só pela sanidade, mas também pelo ganho de peso dos animais.
“Em ovinos, foi feito, também, em uma propriedade aqui do Oeste Catarinense, com o Dia 100. A gente conseguiu ver uma redução muito grande no uso de antibióticos, propriamente dito. E a incidência de diarreia diminuiu bastante. No final, os cordeiros estavam mais pesados, quando consumiram o aditivo”, descreve o professor Aleksandro.
Os resultados demonstraram, dentre outros dados, que a mortalidade caiu de 13,33% no grupo controle para 6,66% no grupo de animais que receberam o Dia 100.
E é tanto resultado positivo que o Dia 100 passou a fazer parte constante do dia a dia e do manejo na Fazenda Experimental da UDESC.
“O Dia 100, hoje, ele faz parte dentro dos meus protocolos dentro da criação de bezerros aqui na Fazenda Experimental. Ele é um dos produtos que eu tenho, frequentemente, usado para controlar a diarreia quando aparece aqui. Então, é um produto que tem resultados muito positivos. Os dois trabalhos foram publicados na Revista Microbial Pathogenesis, que é uma revista internacional muito importante nessa área”, conclui o pesquisador.
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024