Os rins exercem funções primordiais para o organismo, tais como excreção de produtos de degradação do metabolismo, principalmente ureia e substâncias exógenas, concentração e diluição da urina, regulação dos fluidos corporais, da pressão arterial, além de participar da regulação endócrina de outros sistemas, como a produção de hemácias.
Quando ocorre uma lesão renal, e a função dos rins fica comprometida, se constitui a chamada insuficiência renal, uma doença bastante frequente em cães e gatos, e que pode acometer animais de todas as idades, sexo e raça, podendo ainda ser classificada como aguda ou crônica.
A insuficiência renal aguda (IRA) ocorre quando há uma perda súbita da função renal, provocando o acúmulo no organismo de substâncias como ureia e creatinina.
Diversas causas podem levar ao desenvolvimento da IRA, como: choque grave, hemorragia intensa, hipotensão, desidratação, hipovolemia, anestesia profunda e o uso de drogas nefrotóxicas. Os sinais clínicos incluem letargia, depressão, inapetência, vômito e diarreia.
Já a Insuficiência Renal Crônica (IRC) se manifesta de forma lenta, ocorre quando 75%, ou mais, do número de néfrons estão comprometidos. Tem caráter progressivo, frequentemente encontrada em animais idosos, mas também pode ocorrer em cães e gatos jovens, por vezes resultando da evolução de doenças renais agudas que não foram resolvidas, ou por causas constantes, mas de fraca intensidade.
Os sinais clínicos da IRC resultam da perda da função renal, nos estágios iniciais da doença podem ser mínimos ou até mesmo imperceptíveis por um longo período. Normalmente os primeiros sinais observados são aumento na produção de urina (poliúria) e o aumento na ingestão de água (polidipsia) compensatória.
Para o diagnóstico da doença, o veterinário pode solicitar dosagens bioquímicas para avaliar a função renal, além de outros exames complementares como urinálise e ultrassonografia.
Para o tratamento da Insuficiência Renal aguda ou crônica, a Real H desenvolveu o Homeo Pet Pró-Rim, que age estimulando as funções renais, efeito que pode ser constatado através da melhora clínica do paciente e da avaliação bioquímica, com diminuição de ureia e creatinina.
Por se tratar de um produto totalmente homeopático, o Pró-Rim é um medicamento seguro, sem riscos de intoxicação ou efeitos colaterais. Ele pode ser utilizado em filhotes, animais idosos, debilitados, etc. O produto pode ainda, quando necessário, ser associado a outras terapêuticas sem nenhuma restrição.
Em caso de dúvidas consultes sempre um médico veterinário.
Sobre o Pró-Rim consulte a Real H nos seguintes contatos: Telefone: (67) 3028-9000 | Whatsapp: (67) 99906-8834
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024