Desde o início dos trabalhos do Ciclos, em 2007, até o último fechamento no mês de junho de 2017, a Real H encaminhou para a reciclagem mais de 600 toneladas de resíduos sólidos, por meio do Ciclos Reciclagem, ação socioambiental que completou 10 anos em julho desse ano.
O Ciclos é uma ideia antiga da diretoria e saiu do papel para a prática com o objetivo de incentivar e estimular os colaboradores da Real H quando à importância em praticar o trabalho sustentável.
Outro intuito do projeto é destinar os resíduos sólidos produzidos pela própria empresa ao lugar correto, contribuindo cada vez mais com a saúde do meio ambiente.
Desde os primeiros dias de Ciclos Reciclagem os funcionários levam os reciclados para o setor da empresa construído para esta finalidade. É de lá que papéis, papelões, plásticos e outros tipos de resíduos sólidos são separados e vendidos pela empresa.
Dr Mario Renck Real, diretor técnico da Real H e um dos idealizadores do projeto Ciclos lembra a importância de cada um fazer a sua parte. “A reciclagem é uma prática antiga em países de primeiro mundo que buscam minimizar o problema do lixo. No Brasil as coisas ainda caminham com lentidão, apesar de existir legislação específica para o assunto. Mas, independente disso, cumprimos nossa parte evitando que o lixo seja descartado de forma errada”.
Para o sucesso do trabalho, participam do Ciclos funcionários de todos os setores da Real H e alguns se destacam pelo esforço e dedicação à causa. Destaque, por exemplo, para o Marcos Roberto Barbosa de Souza, auxiliar de produção.
Seu empenho é reconhecido com a classificação no ranking mensal dos funcionários, está entre os cinco colaboradores que mais contribuem com o Ciclos. “Quem me vê ganhando a premiação todos os meses, pensa que é fácil, mas não imagina o trabalho que a gente tem para trazer, mesmo assim não deixo de participar”, afirmou.
Marcos Roberto vestiu a camisa do projeto e, em seu trajeto de casa até o trabalho, recolhe o máximo de recicláveis diariamente. Como o transporte dos reciclados é feito de motocicleta, muitas vezes é necessário carregar todo o volume mais de duas vezes ao dia. “Saio mais cedo de casa pra dar tempo de fazer as viagens de ida e volta”, acrescenta o funcionário.
Valdeir Nogueira Ajala funcionário na portaria da Real H também é um exemplo de dedicação ao Ciclos. Ele usa a mesma estratégia de Marcos Roberto, com um importante detalhe: o trajeto, com mais ou menos 16 quilômetros, é feito todo de bicicleta. “Eu saio de casa três e meia da manhã. Aonde eu vou passando e encontro uma pilha de papelão, eu junto tudo e carrego na bicicleta”. Valdeir já conseguiu trazer até 20 quilos de papelão.
Em 2016 foram recolhidos 70.299 kg de recicláveis, aumento de 32,7% no recolhimento de resíduos sólidos na comparação ao mesmo período de 2015. Papelão e papel colorido são os mais trazidos pelos funcionários.
Parte do valor arrecadado com a venda dos recicláveis é destinada a premiações individuais, na qual os 12 primeiros colocados que mais contribuem durante o mês, ganham uma bonificação em dinheiro; outra parcela é destinada a melhorias para os próprios colaboradores como, a confraternização de fim de ano, dia do trabalhador, ações sociais, entre outros.
O diretor técnico da empresa, dr Mario Real, destaca como missão da Real H a importância em atuar de forma ecologicamente correta na cadeia produtiva de alimentos, com soluções que agreguem valor aos clientes e bem-estar à sociedade.
Quando o assunto é Política de Qualidade da empresa, a responsabilidade social e com o meio ambiente é prioridade e visa estimular, desenvolver e aperfeiçoar práticas e projetos que contribuam para a qualidade de vida e preservação ambiental. “O Ciclos busca estar em sintonia com os princípios da Real H e por isso prezamos pela saúde do meio ambiente e importância social que a ideia da reciclagem tem” destaca dr Mario.
O CICLOS POSSUI OUTRAS EXTENSÕES
Ciclos – Conhecimento: disponibiliza aos funcionários uma biblioteca com acervo adulto e infantil, doados pelos colaboradores da empresa;
MÃOS À OBRA!
Se você tem interesse em promover a sustentabilidade, pode começar a fazer a coleta em sua casa e encaminhar para as empresas de reciclagem de seu município. Informe-se.
Separar o lixo reciclável e enviar para o reaproveitamento é uma forma simples de contribuir com a saúde do meio ambiente.
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024