Você sabe o que é creep-feeding? Para responder a essa pergunta a equipe do Pecuária Forte esteve na Fazenda Luapa, em Cassilândia no Mato Grosso do Sul. Lá a utilização deste manejo especial e dos produtos Real H tem ajudado a produzir bezerros mais pesados e a aumentar as taxas de prenhez.
Os responsáveis pela propriedade são o pecuaristas Luiz Antônio Paladini, seu filho, o médico-veterinário Leonardo Paladini e uma equipe bastante competente. Para melhorar os resultados, a alimentação obedece a horários rigorosos. Das 6 até as 8 da manhã todos os cochos devem estar cheios. Principalmente os do creep-feeding. Mas, afinal, o que quer dizer creep-feeding?
O termo vem das palavras em inglês “creep”, que quer dizer engatinhar, uma referência aos bebês, e “feeding” significa alimentar. Portanto, trata-se da utilização de um cocho privativo, onde só os bezerros conseguem acessar. Isso é importante porque a partir do segundo mês de vida o leite materno não tem a energia necessária para que o filhote possa demonstrar todo o seu potencial genético.
Aqui na fazenda Luapa, depois que os animais entram no creep o consumo de ração vai sendo ajustado a cada 15 dias, conforme o peso do animal. Uma das vantagens são bezerros desmamando mais pesados. Outro ponto positivo está relacionado à saúde da matriz no momento da desmama.
Leonardo nos conta que um dos segredos é investir nos três pilares da pecuária: nutrição, manejo e genética; e que a equipe responsável pelo trabalho precisa estar muito bem treinada e motivada para garantir um bom manejo.
Tanto cuidado fez com que a Fazenda Luapa ficasse conhecida na região pela qualidade dos animais.
Veja a matéria completa no vídeo abaixo:
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024