As mudanças bruscas na temperatura podem trazer prejuízos para a indústria leiteira, como pelas perdas na produção, na qualidade de leite, desempenho reprodutivo e saúde dos animais. O chamado estresse térmico gera uma diminuição na produção leiteira bem como no gado de corte devido à redução na ingestão de alimentos.
Além da temperatura ambiente, a umidade relativa do ar elevada também compromete a capacidade da vaca de dissipar calor para o ambiente, influenciando diretamente na diminuição da produção e desempenho.
Nos meses mais quentes do ano, com maiores efeitos de estresse térmico sobre as vacas de leite, o índice de falha na detecção de estro chega a 80%, pois o calor reduz tanto a duração do estro quanto o número de montas. O estresse térmico pode ainda reduzir as taxas de concepção para 10% ou menos.
No caso de inversões térmicas bruscas, como dias quentes passando a dias frios, o mesmo pode ocorrer em rebanhos de corte que esteja em áreas abertas, sem proteção climática, podendo causar até a morte de animais.
Minimizar os efeitos do estresse térmico sobre os animais torna-se essencial para manutenção da produtividade. Fatores como: sombra provida de árvores ou de sombrites, aspersores ou nebulizadores, ventiladores, mudanças na dieta e no fornecimento do alimento podem ser utilizados para evitar o estresse térmico sobre os rebanhos.
O tratamento homeopático também pode auxiliar no controle deste desafio. O Convert H é indicado para o tratamento de animais irritadiços ou desequilibrados nutricionalmente, submetidos a condições estressantes seja em regime alimentar convencional (pastagens) ou intensivo (confinamentos, cocheiras). O Convert H Leite é indicados para o tratamento de fêmeas em lactação, submetidos a condições estressantes e suas consequências negativas sob o metabolismo e produção de leite.
Para mais informações consulte o departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000.
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024