Este lindo São Bernardo é o Peter, ele tem um pouco mais de quatro meses e desde novinho é bem agitado, chegando a deixar sua dona preocupada. Porém, como ele foi avaliado por um veterinário e verificou-se que era apenas a agitação normal de filhote, ela resolveu esperar e até hoje ele ainda faz suas peraltices como, pular nas plantinhas da casa, mas já está bem mais calmo.
Seu filhote é agitado?
Ao levar um filhote para casa é comum que as pessoas se assustem com a agitação dos pequenos, principalmente se já tem um animal mais velho e que é calmo. Os filhotes, em geral, são naturalmente mais agitados.
A agitação e correria dos filhotes são normais, pois fazem parte do desenvolvimento físico destes animais. Eles precisam correr, para se exercitar e gastar um pouquinho da energia acumulada durante as horas de sono.
Essa agitação tende a diminuir conforme ele cresce. Em torno dos seis meses, a maioria dos filhotes já estão bem mais calmos.
Se o filhote está bem de saúde e não apresenta sinais de um estresse grave, deve-se ter paciência, pois essa fase vai passar.
O que pode ajudar é estimular brincadeiras e passeios, para que eles gastem energia, e esperar. Mas se o animal for crescendo e o comportamento não melhora ou até piorar, pode ser sinal de que há algo incomodando o peludo. Eles podem estar entediados porque recebem pouca atenção, podem estar querendo chamar atenção e também podem estar precisando de exercícios como um bom passeio.
E ainda existem algumas raças que são mais agitadas. O proprietário deve se informar bem sobre a raça e as necessidades particulares do novo amigo, antes de decidir a adoção.
Caso seu animal apresente algum distúrbio de comportamento leve-o ao veterinário para verificar se está tudo ok e qual a melhor conduta a ser seguida.
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024