Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora Quais as principais causas da baixa fertilidade ou infertilidade em touros? - Real H

Notícias

Quais as principais causas da baixa fertilidade ou infertilidade em touros?

Voltar 20/08/2015

DICA TÉCNICA FOTOfertilidade dos touros pode apresentar variações. Considera-se que um touro apresenta alta fertilidade quando é capaz de atingir a produção de 80 bezerros por ano, ou ainda, quando em contato com 30-50 fêmeas cíclicas, durante 45 dias, fecundar 80-85% dos animais nos primeiros 21 dias.

Estudos realizados no Brasil, envolvendo número expressivo de touros que estavam sendo utilizados em monta natural em diversos Estados, indicaram haver mais de 53% deles com problemas de fertilidade. As principais causas de baixa fertilidade ou infertilidade estão apresentadas na Tabela abaixo.

Segundo os autores, os fatores de ambientes desfavoráveis e o manejo indesejávelconstituíram as principais causas de baixa fertilidade. Assim, cuidadosos exames clínicos, sanitários e andrológicos são imprescindíveis para animais a serem usados como reprodutores, além de melhores critérios de seleção genotípica e melhor manejo. (Fonte: Embrapa)

Causa Frequência (%)
Degeneração testicular 21,5
Imaturidade sexual 11,9
Maturidade sexual retardada 3,5
Hipoplasia testicular 3,5
Espermiogênese imperfeita 2,9
Espermatocistite 2,7
Disfunção do epidídimo 2,1

 

Protocolo sugerido para touros em sistema intensivo de manejo:

Homeobase Vigotonus: 30g/cab/dia.

Homeobase Convert H: 50g/cab/dia.

Homeobase Figotonus: 20g/cab/dia.

*Para casos patológicos consulte o Departamento Técnico da Real H.

Compartilhe:

Deixe um Comentário