Diversos são os fatores que ocasionam problemas de cascos nos animais (manejo, barro, pedras, nutrição etc). Conhecida como uma enfermidade de natureza infecciosa e contagiosa,a pododermatite ou pododermite afeta principalmente os cascos de bovinos, ovinos e caprinos.
O primeiro sintoma é a claudicação (manqueira), acompanhada de inflamação. O casco apresenta-se dolorido, com edemas e quente na região afetada. Sinais como febre, falta de apetite e emagrecimento progressivo também ocorrem, dependendo da gravidade. Esta enfermidade apresenta grande variação clínica e resulta em inúmeros prejuízos aos criatórios, atribuídos principalmente, ao descarte prematuro, diminuição da produção de leite, perda de peso, redução da fertilidade e aos altos custos dos tratamentos.
As perdas de produtividade relacionadas aos problemas de casco são representadas por baixa produção leiteira, diminuição do peso corporal, baixo desempenho reprodutivo, tratamento dos animais doentes e descarte, que estão ocorrendo com animais cada vez mais jovens.
Protocolo sugerido para touros em sistema intensivo de manejo:
Homeobovis Foot 100:
Bovinos 40g/cab/dia.
Caprinos e Ovinos 4 a 8g/cab/dia.
Para mais informações consulte o departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000.
Em clima de celebração pelos 40 anos, evento reuniu colaboradores da matriz com discursos inspiradores e novidades para o futuro. […]
Eventos16/12/2024