Manejo, barro, pedras e nutrição inapropriada são alguns dos fatores apontados pela Medicina Veterinária como causadores de problemas de cascos nos animais. Uma das enfermidades mais comuns, de natureza infecciosa e contagiosa é a pododermatite que afeta principalmente os cascos de bovinos, ovinos e caprinos. Ocorre com maior frequência em períodos chuvosos, em locais com aglomeração de animais e pisos que não favorecem a integridade dos cascos.
O gasto médio anual de um animal com cascos doentes, gira em torno de R$ 250,00/ano, sem contar os casos de descarte de animais.
As perdas de produtividade relacionadas aos problemas de casco são representadas por baixa produção leiteira, diminuição do peso corporal, baixo desempenho reprodutivo, tratamento dos animais doentes e descarte, que estão ocorrendo com animais cada vez mais jovens. Desta forma, alguns cuidados se tornam essências para a vida produtiva de um animal: Realizar casqueamento preventivo e curativo; Minimizar mudanças abruptas na dieta das vacas; Evitar superlotações em locais com excesso de umidade e barro; Minimizar o estresse térmico; Providenciar um local limpo, seco e sombreado para as vacas deitarem; Em caso de feridas expostas, lavar e limpar o local evita bicheira e agravamento do problema.
*Protocolo sugerido:
Homeobovis Foot 100 : 04 a 40g/cab/dia (*avaliar o desafio e a espécie animal).
*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000
Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, representantes do Grupo Real participaram do programa “Comitiva Sertaneja”, apresentado por […]
Notícias20/01/2025