Devido ao estilo de vida ativo, é muito mais fácil o nosso gato ou o nosso cachorro quebrar a perna, ou outros ossos, do que nós. Isso porque os animais estão mais propensos a sofrerem traumatismos. Infelizmente, boa parte desses traumas são fraturas ósseas, em decorrência de pancadas, quedas e torções.
As fraturas mais comuns na veterinária são as de fêmur, que, em cães, ocorrem em aproximadamente 45% dos casos, seguidas pelas de tíbia, radio e ulna. Geralmente estão relacionadas a quedas. No entanto, não são raros os casos de fratura dos quadris, mandíbula e coluna vertebral em acidentes traumáticos, como em atropelamentos.
Mas as fraturas também podem ocorrer em acidentes domésticos, durante saltos de pequenas alturas, como de sofás ou camas, impactos em superfícies duras, e ainda durante brincadeiras com o tutor e outros animais maiores.
Condições como má nutrição, osteoporose e tumores ósseos, que podem deixar os ossos mais frágeis e susceptíveis a fraturas, também devem ser consideradas.
Quando o animal sofre alguma fratura o primeiro sinal é dor. Ele chora e, se a fratura ocorreu em algum membro, não vai conseguir apoiá-lo. Logo pode haver inchaço local, o animal pode ficar apático, agressividade, devido à dor, e falta de apetite.
Para confirmar se realmente houve fratura o animal deve passar por exame clínico e, para fechar o diagnóstico, pode ser realizado um raio-x. Assim, é possível observar se há ou não lesão e seu local específico.
Para o tratamento, de maneira geral, o osso fraturado deve ser imobilizado até que ocorra a união óssea. A técnica a ser utilizada para a imobilização varia de acordo com o tipo de fratura e a região acometida. É muito importante que, durante o processo de regeneração óssea, não ocorra movimentação deste osso, pois isso pode interferir no processo de calcificação, levando a sérias complicações.
Para auxiliar no processo de regeneração óssea, a Real H desenvolveu o Homeo Pet ÓSSEO, medicamento homeopático que estimula o processo de calcificação óssea, facilitando a formação do calo ósseo e acelerando a consolidação das fraturas, diminuindo assim o tempo de imobilização.
O Ósseo é ainda indicado nas osteopatias, Raquitismo e má constituição óssea (Osteoporose e Osteomalacia).
O Ósseo é um produto seguro, pois não há riscos de intoxicação, efeitos colaterais ou contraindicações.
Em casos de dúvidas, entre em contato com a Real H.
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024