Carne bovina: Início das vendas para os EUA só depende de resoluções de equivalência técnica
O início dos embarques de carne bovina in natura brasileira para os Estados Unidos (EUA) está para efetivamente acontecer e só depende da resolução de algumas questões de equivalência técnica, relativas à sanidade e padrões de produção, por exemplo, entre os dois países.
Foi o que destacou a coordenadora técnica da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Gabriela Tonini.
Até o momento, o Brasil só exporta carne processada para os EUA. O acerto político para a abertura do mercado norte-americano ao produto in natura brasileiro foi concretizado em meados do ano passado, durante visita da presidente Dilma Rousseff ao presidente dos EUA, Barack Obama.
De acordo com estimativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a abertura do mercado norte-americano deverá representar, inicialmente, o embarque de aproximadamente 40 mil toneladas anuais de carne in natura brasileira.
Fonte: Universo Agro
Brasil realiza censo de cooperativas de leite
Um levantamento realizado pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em parceria com a Embrapa gado de leite vai traçar o perfil das cooperativas de leite instaladas no País. Os questionários do Censo serão enviados as cooperativas a partir de 4 de abril.
No último levantamento, realizado em 2003, as cooperativas eram responsáveis pela captação de 40% da produção de leite no Brasil, reunindo mais de 151 mil produtores associados. Entretanto, desde o primeiro levantamento o mercado de lácteos tem passado por mudanças, por isso, diante dos novos cenários, a Câmara de Leite do Sistema OCB deliberou que, decorridos 12 anos, a pesquisa deve ser feita novamente, abordando os seguintes temas: Participação das cooperativas no mercado de leite; Perfil dos associados; Negócios e modelos; Serviços e assistência técnica; Visão de futuro.
Fonte: OCB
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024