Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade? Como é possível manter o ecossistema e aumentar a produção na pecuária, por exemplo? A equipe do Pecuária Forte esteve no Pantanal da Nhecolândia para responder a essa pergunta.
O exemplo vem da Fazenda Figueiral, referência na criação do Cavalo Pantaneiro, que conseguiu atingir parâmetros de preservação do meio ambiente, baseados no conceito de sustentabilidade.
“A sustentabilidade é um conjunto de ações humanas que buscam prejudicar o mínimo possível nossa casa comum, o meio ambiente” destaca Mario Real, diretor técnico da Real H.
E como manter o equilíbrio entre natureza e pecuária? Pela história, a criação de gado no Pantanal começou há mais de 250 anos e, mesmo com tanto tempo de pecuária nessa região, 90% da vegetação nativa se mantém preservada até os dias de hoje.
A integração entre a pecuária e o meio ambiente tornou-se tão viável no Pantanal, que a retirada dos animais dos campos representaria uma verdadeira ameaça ao meio ambiente, pois o gado come o capim que seca durante o inverno, evitando assim as queimadas.
Como efeito dessa integração e do trabalho sustentável na pecuária, temos a produção da carne orgânica, 100% livre de resíduo. O pecuarista Luciano de Barros produz esse tipo de carne e encontrou na homeopatia da Real H o jeito ideal de controlar, por exemplo, parasitas como os carrapatos, sem aplicar qualquer tipo de produto químico.
“Nós acreditamos na eficiência da homeopatia vendo nossos animais no pasto, soltos, no meio do Pantanal e os animais em ótimo estado corporal, sem precisar banhar. A gente mantém a produção orgânica só com a homeopatia” destaca Luciano de Barros.
Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, representantes do Grupo Real participaram do programa “Comitiva Sertaneja”, apresentado por […]
Notícias20/01/2025