A hemoncose, popularmente conhecida como papeira é causada pelo parasita Haemonchus contortus, afeta principalmente ruminantes, sendo ovinos e caprinos os mais acometidos. É um parasita que se instala no abomaso, causando hipoproteinemia, hemorragias e consequentemente edema submandibular, deste achado macroscópico que se caracteriza a papeira. Este verme possui altas taxas de infecção pela alta taxa de excreção de ovos pelas fêmeas. O parasita é hematófago, medindo entre 1 e 2,5cm, tem capacidade de consumir até 0,05 ml de sangue por ingestão.
Fatores que favorecem a viabilidade das larvas no ambiente:
Principais sinais clínicos da hemoncose: 1) Edema Submandibular; 2) Mucosa pálida (anemia severa); 3)Gastrite Hemorrágica.
A verminose é umas das principais causas de perdas econômicas observadas na ovinocultura comercial, reduzindo o potencial produtivo destes animais. As perdas econômicas causadas pela verminose devem-se principalmente a dificuldade de controle dos parasitas, que hoje está muito correlacionada e resistência dos parasitas as bases químicas normalmente utilizadas, além disso, questões de manejo que por vezes não são aplicadas, como monitoramento de infestações parasitárias, manejo de pastagens, seleção de animais resistentes…
Protocolo sugerido: Verm 100: 06 a 10g/cab/dia.
Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000
Em clima de celebração pelos 40 anos, evento reuniu colaboradores da matriz com discursos inspiradores e novidades para o futuro. […]
Eventos16/12/2024