A dermatofilose é uma dermatite exsudativa (mela ou chorona), causada pelo Dermatophilus congolensis, uma bactéria filamentosa, oportunista, Gram positiva. Sob determinadas condições, como umedecimento prolongado e lesões mecânicas da pele, pode provocar infecção cutânea num grande número de espécies animais, principalmente bovinos, ovinos e equinos. Em áreas endêmicas, mais de 50% dos bovinos aparentemente saudáveis podem ser portadores da bactéria.
As dermatofitoses, conhecidas como “ringworm” ou “tinhas”, são micoses cutâneas causadas por um grupo de fungos relacionados chamados dermatófitos. Devido a fatores imunitários, os animais jovens são mais suscetíveis que os adultos e a introdução de animais portadores, associada a fatores estressantes, como alta lotação, carência alimentar, desmama e mudança de alimentação, predispõem ao surgimento da doença. Pode ser transmitido aos hospedeiros suscetíveis através do contato direto com um hospedeiro contaminado ou indiretamente por fômites ou ambiente.
A ocorrência de um surto dessas doenças pode atingir grande quantidade de animais numa mesma propriedade e resultar em consideráveis prejuízos econômicos, como baixo ganho de peso, baixas taxas de reprodução, diminuição da produção de leite, além da depreciação do couro animal e muito raramente, a ocorrência de mortes.
Protocolo sugerido:
Couromax: 06 a 20g/cab/dia*
Convert H: 30 a 50g/cab/dia *
*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000.
Em clima de celebração pelos 40 anos, evento reuniu colaboradores da matriz com discursos inspiradores e novidades para o futuro. […]
Eventos16/12/2024