Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora Legado do poeta Manoel de Barros no Pantanal Inclui Ações de Sustentabilidade - Real H

Notícias

Legado do poeta Manoel de Barros no Pantanal Inclui Ações de Sustentabilidade

Voltar 22/07/2024

A incursão da equipe de comunicação da Real H ao Pantanal para a gravação do documentário “Pecuária Pantaneira” evidenciou não apenas as belezas naturais e os desafios da pecuária, mas também a rica herança cultural deixada pelo renomado poeta Manoel de Barros. A visita à Fazenda Santa Cruz, propriedade deixada pelo poeta, foi marcada por histórias, memórias e a demonstração de técnicas sustentáveis aplicadas na criação de gado.

Manoel Barros, conhecido como Manoelzinho, neto do renomado poeta, compartilhou suas lembranças da infância e a paixão herdada pelo Pantanal. Hoje, a conexão com a terra e com os ensinamentos do avô se refletem na maneira como ele administra a Fazenda Santa Cruz, tendo a sustentabilidade como premissa.

Enquanto tomava tereré, sentado em uma canoa parada às margens da vazante que circula a sede da fazenda, Manoel Barros relembrou parte da sua história. “Desde criança, eu só pensava em vir para cá. Lembro que falava para meu pai que queria ser ‘queredor de ir pra fazenda’ quando crescesse”, relatou.

Manoel Neto relembrou um acidente que marcou sua vida para sempre. “Um bezerro, com cerca de 10 a 12 meses, entrou na pista de aviação. Meu pai já havia pousado e decolado, indo até a fazenda vizinha. No retorno, ele não percebeu o bezerro na pista e acabou colidindo com ele ao pousar. O avião atingiu o bezerro e acabou capotando. Meu pai ficou muito machucado e, apesar dos esforços para salvá-lo, ele não resistiu aos ferimentos”, conta. Essa tragédia não tirou a alegria do jovem pantaneiro, que continua a sorrir e a pescar nas águas do Corixo, que inspiraram tantos poemas de seu avô.

A fazenda resguarda vastas pastagens de capim nativo e se dedica à pecuária de cria, utilizando práticas que combinam tradição e inovação. Um dos produtos utilizados é o BeefMax, um suplemento mineral adensado com 40 gramas de fósforo e que contém fonte de proteína por meio de uma ureia especial, de lenta liberação, desenvolvida pela Real H, que reduz significativamente o risco de intoxicação em caso de contato com a água. A tecnologia também contém Convert H, um aditivo homeopático potencializador de desempenho exclusivo da marca CMR, que favorece a conversão alimentar e reduz a resposta ao estresse.

Produtos Real H são utilizados na Fazenda Santa Cruz desde que a fazenda era administrada pelo poeta, uma tradição repassada ao neto. Em nome da sustentabilidade, aditivos homeopáticos são usados também em substituição a produtos químicos, como venenos para controle de moscas e carrapatos. Nesse caso, o Parasit 100 é incorporado diretamente na fórmula do BeefMax, diminuindo a mão de obra.

A visita também contou com momentos de descontração e cultura. Ao anoitecer, Manoel Neto convidou a equipe para saborear o tradicional “porco monteiro na brasa”, uma iguaria pantaneira, acompanhada de música caipira improvisada. Este cenário de comunhão com a natureza e preservação das tradições locais reforça a importância de iniciativas sustentáveis na pecuária, que aliadas à tecnologia, podem trazer benefícios tanto econômicos quanto ambientais.

Para acompanhar essa jornada completa, assista ao filme “Pecuária Pantaneira” no Canal Pecuária Forte no YouTube. Para mais informações sobre práticas sustentáveis na pecuária e produtos inovadores, visite o site realh.com.br.

Compartilhe:

Deixe um Comentário