A intoxicação por plantas é a terceira maior causa da mortalidade de bovinos no Brasil. Hoje existem cerca de 90 tipos de plantas tóxicas. Plantas tóxicas de interesse pecuário são aquelas que quando ingeridas por bovinos, causam danos à saúde ou mesmo a morte. As plantas que causam “morte súbita” são as mais importantes no Brasil. Estas correspondem a quase 20% das plantas tóxicas de importância na pecuária e são responsáveis por metade das mortes causadas por plantas tóxicas no país.
Esta intoxicação ocorre muito por escassez de alimento, causada por fatores como: seca, superlotação de pastagens e jejum durante transportes a longas distâncias; além da presença de Plantas Tóxicas em pastagens devido à falta de manejo (“pastos sujos“ ou solos degradados).
Assim, a intoxicação dos animais por plantas tóxicas tem particularidades desconhecidas, algumas podem levar muitos anos para que os sintomas se manifestem, visto que algumas delas possuem efeito tóxico acumulativo. Por outro lado, muitas delas, se ingeridas em determinadas quantidades, levam o animal à morte em poucas horas. Ressalta-se que, ao mesmo tempo, a toxidez de algumas delas varia em conformidade com o seu ciclo vegetativo, seu habitat e as condições de ingestão. Desse modo, uma determinada espécie pode ser muito tóxica no Nordeste e não apresentar qualquer grau de toxidez no Sul, por exemplo.
*Protocolo sugerido:
Homeobase Finintox: 10 a 40g/cab/dia (*avaliar o desafio e a espécie animal).
*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000
Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, representantes do Grupo Real participaram do programa “Comitiva Sertaneja”, apresentado por […]
Notícias20/01/2025