Institucional
Voltar 05/04/2021
“Passei 10 anos no Pantanal, com minha mulher. Depois de dez anos eu consegui que a minha fazenda desse renda, pra ficar atoa. Ficar atoa quer dizer, ficar à disposição da poesia”. O depoimento do poeta Manoel de Barros no documentário “Só Dez por Cento é Mentira”, de 2008, demonstra a importância da Fazenda Santa Cruz para a vida e obra do escritor.
A Santa Cruz fica no município de Corumbá, mas está mais próxima da cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS). Manoel implantou a fazenda na área de 14 mil hectares que herdou do pai, em 1949. Logo no início, pensou em vendê-la, entretanto, Estella, sua esposa, não quis assinar os papeis.
Então, o casal mudou-se para o Pantanal, passando dez anos isolados, trabalhando duro na construção das estruturas e colocando a pecuária de cria para funcionar no lugar.
Com a pecuária funcionando e gerando lucro, Manoel de Barros pôde dedicar-se inteiramente a poesia, deixando uma obra conhecida mundialmente.
Na foto, na janela do galpão que abriga os produtos vemos Manoel Barros, neto do poeta, cliente e parceiro Real H. Manoelzinho, como é conhecido, conta que a parceria começou por intermédio do José Feliciano, representante Real H na região e proprietário da Rodeio Agronegócios. A Rodeio é parceira Real H desde 1998, mesmo ano em que a família de Manoel de Barros começou a usar os produtos.
Além do depósito de sal, a estrutura conta com uma pequena venda com produtos diversos, como queijos e biscoitos.
Nossa equipe visitou a propriedade em 2016, durante as gravações do documentário Pecuária Pantaneira. Veja o vídeo abaixo.
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024