Apesar de os sintomas da requeima ou fotossensibilização apresentarem-se principalmente na pele dos animais, a doença é na verdade resultado da ingestão, contato ou inoculação de agentes fotodinâmicos ou que sua metabolização pelo animal formará agentes fotodinâmicos. Remédios, substâncias químicas e substâncias vindas de plantas podem ser fotodinâmicos.
Também existe uma causa secundária para a doença, ocasionada por lesões no fígado. Isso porque a clorofila presente nas plantas ingeridas naturalmente pelos animais é transformada no intestino em filoeritrina, que no fígado é transformada em eritrina e excretada. O problema é que a filoeritrina é um agente fotodinâmico, ou seja, se houver problemas no fígado ela não será transformada em eritrina e irá se acumular nos tecidos do animal, levando à fotossensibilização.
Na Fazenda Santa Clara a requeima causada por fungos presentes nas pastagens de braquiária foi o primeiro grande desafio enfrentado pelo capataz Jaime Espinosa, após o arrendamento dos cerca de 1190 hectares para recria e engorda de animais nascidos em outras propriedades.
A morte de animais estava se tornando comum e não havia medidas que conseguissem controlar o problema. Foi o gerente da propriedade quem descobriu o Figotonus, medicamento homeopático desenvolvido pela Real H que age diretamente no fígado dos animais prevenindo e tratando lesões e problemas hepáticos. Assista a reportagem completa:
Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, representantes do Grupo Real participaram do programa “Comitiva Sertaneja”, apresentado por […]
Notícias20/01/2025