A verminose é um dos principais problemas sanitários em pequenos ruminantes no Brasil e no mundo. Isto acontece porque os parasitas que acometem estes animais adquirem resistência muito rapidamente aos vermífugos.
Os vermes que causam maior mortalidade nos rebanhos pertencem ao gêneroHaemonchus (abomaso) e Trichostrongylus(intestino delgado). Esses vermes alimentam-se de sangue e, por esse motivo, causam anemia, que poderá ser aguda ou crônica, dependendo do grau de infecção do animal e de sua resistência orgânica. Alguns fatores, como idade (animais jovens) ou estado fisiológico (pré-parto e lactação) interferem na imunidade dos animais, fazendo com que fiquem mais susceptíveis a verminose.
Além dos prejuízos causados pelas altas taxas de mortalidade, destacam-se aqueles que advêm do comprometimento no desempenho produtivo, que são decorrentes do atraso no crescimento, da queda na produção leiteira e da baixa fertilidade ao parto. A verminose é conhecida como a principal doença que causa redução na produtividade dos rebanhos caprino e ovino do Brasil.
Protocolo sugerido:
Homeo CapriOvi Verm 100: 6 a 10g/cab/dia.
Para mais informações consulte o departamento técnico da Real H no (67)3028-9000.
Em clima de celebração pelos 40 anos, evento reuniu colaboradores da matriz com discursos inspiradores e novidades para o futuro. […]
Eventos16/12/2024