A diarreia tem sido apontada como a mais importante enfermidade de bovinos jovens. Os índices de morbidade e mortalidade são variáveis segundo o sistema de criação, o agente causal e a capacidade de resposta do organismo.
Mais de 50% das causas de mortalidade em bezerros estão associadas a doenças gastrointestinais, sendo que a diarreia afeta cerca de 30% dos bezerros em aleitamento. Mundialmente, estima-se uma perda entre 20% e 52% dos animais devido à diarreia, e um custo global com doenças entéricas equivalente a US$ 33,46 bezerro/ano.
No Brasil, embora haja vários relatos, não há dados oficiais sobre as taxas de morbidade e mortalidade de bovinos por diferentes enfermidades. Considerando o tipo de manejo dos rebanhos no país, acredita-se que os prejuízos sejam elevados. Em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, a diarreia, a tristeza parasitária e a pneumonia são apontadas como as principais causas de mortalidade e gastos com tratamento de bezerros. Alguns relatos indicam a mortalidade entre 10,3% e 34%.
Protocolo sugerido:
Dia 100: Dosagens da embalagem de acordo com a idade*
Top Vita: 15 a 30g/cab/dia*
*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67)3028-9000.
Em clima de celebração pelos 40 anos, evento reuniu colaboradores da matriz com discursos inspiradores e novidades para o futuro. […]
Eventos16/12/2024