O berne é uma ectoparasitose causada pela larva da mosca Dermatobia hominis, comum no Brasil. Os danos causados aos animais são decorrentes da fase parasitária com o desenvolvimento de nódulos subcutâneos (processo inflamatório), irritação (dor e desconforto), infecções secundárias bacterianas (abscessos) e sangramentos (bicheiras).
As perdas estão relacionadas à redução no ganho de peso, diminuição da produção leiteira, gastos com mão de obra, medicamentos, desvalorização do couro e predisposição a outras doenças, bem como às bicheiras. As perdas anuais em função desse parasito são de aproximadamente 250 milhões de dólares.
Estudos da EMBRAPA relatam que animais com 20 a 40 bernes podem perder de 9 a 14% de peso e os couros, com 10 a 20 perfurações em sua região nobre, perdem de 30 a 40% do seu valor comercial. Calculando uma infestação média anual de 20 bernes, com uma perda de 19,7 kg/animal/ano, a perda total nos cerrados seria de 1,3 milhões de toneladas de peso vivo.
*Protocolo sugerido:
Homeobovis Parasit 100: 10 a 15g/cab/dia (*avaliar o desafio).
Homeobovis Couromax: 20g/cab/dia (*avaliar o desafio).
*Para desafios consulte o Departamento técnico da Real H no (67) 3028-9000
Em clima de celebração pelos 40 anos, evento reuniu colaboradores da matriz com discursos inspiradores e novidades para o futuro. […]
Eventos16/12/2024