Dias quentes, chuvas constantes, inversões térmicas são alguns dos acontecimentos climáticos que são propícios as infestações por carrapatos. Fato este que dificulta o controle do ciclo biológico deste parasita.
O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é um parasita externo que vive parte de sua vida sobre os bovinos (vida parasitária), alimentando-se de sangue e, quando infectado, transmite hematozoários, principalmente dos gêneros Anaplasma e Babesia, que vão infectar o animal. Causa muitos prejuízos pela ação espoliativa de ingestão de sangue, por lesões na pele, condicionando ao aparecimento de infecções secundárias com consequente desvalorização do couro do animal parasitado e pela transmissão dos hematozoários. Outras perdas relacionadas com esse parasita são diminuição de peso, redução da produção de leite, queda da natalidade, aumento da mortalidade e dos custos de mão de obra e materiais, principalmente na premunição e no tratamento da tristeza parasitária bovina (TPB).
A escolha correta do tratamento se torna fundamental, principalmente, no quesito produtos químicos. Uma ferramenta muito importante e pouco utilizada é o Biocarrapaticidograma. Um teste realizado pela Embrapa que avalia a eficiência dos principais princípios ativos em cada propriedade. Ferramenta confiável e custo zero ao produtor. Aliado a esta técnica os produtos Homeopáticos tem se tornado uma grande ferramenta de controle deste parasita.
Protocolo sugerido:
Homeobovis Parasit 100: 02 a 15g/cab/dia (*avaliar corte ou leite).
Homeobovis Carrapat 100: 10 a 50g/cab/dia (*avaliar corte ou leite).
*Para desafios consulte o Departamento Técnico da Real H no (67) 3028-9000
Em clima de celebração pelos 40 anos, evento reuniu colaboradores da matriz com discursos inspiradores e novidades para o futuro. […]
Eventos16/12/2024