A médica-veterinária Tamara Marecos explica sobre as principais origens das doenças de pele nos animais.
O termo Dermatose é o mais usado quando se trata de afecções de pele, o diagnóstico preciso para o conhecimento de cada uma das causas é fundamental para a indicação do tratamento correto.
As doenças de pele mais comuns podem ser ocasionadas:
– Dermatites de contato, causadas pela exposição direta com materiais orgânicos (vegetais, animais e outros), sintéticos (produtos de limpeza, solventes e etc), tapetes, carpetes e outros tipos de materiais.
– Dermatites de contágio por conta de ectoparasitas, fungos, bactérias e ácaros.
– Carências nutricionais, causadas por falta de minerais, vitaminas e ácidos essenciais.
– Natureza metabólica (diabetes e uremia) e/ou psicossomáticas oriundas do estresse.
– Origem hormonal, ocasionadas aos desequilíbrios relativos às disfunções de glândulas do sistema reprodutivo.
– Atopias, relacionadas com a deficiência imunológica, podendo levar à quadros com Demoticoses, Estaphilococoses e etc.
– Origem hereditária, por exemplo, o Pênfigo, Lupus e outros.
Todos esses fatores podem estar totalmente relacionados a doenças infecciosas e a depreciação do sistema imune.
Uma das várias doenças infecciosas que podem levar a quadros graves de Dermatoses é a Leishmaniose, doença que se apresenta de duas formas: a Leishmania Visceral e a Cutânea (tegumentar).
A Leishmaniose cutânea caracteriza-se especialmente por feridas na pele, já a visceral ataca os órgãos, deprime o sistema imune e também pode ocasionar lesões de pele, por efeitos secundários da doença.
A melhor forma de prevenção contra os vários tipos de Dermatoses é evitar áreas suspeitas de abrigar agentes causadores (fungos, bactérias e outros agentes infecciosos). Em caso de locais onde há vários animais, deve-se fazer cultura de fungos de todos os animais, mesmo os que não apresentem sinais clínicos de infecção.
Alguns animais, especialmente os gatos de pelos longos, podem ser portadores assintomáticos de Dermatofitoses por longos períodos.
O mais importante é sempre consultar um médico-veterinário, pois ele poderá indicar medidas adicionais de prevenção e também diagnosticar precocemente e corretamente, iniciando um tratamento correto para cada caso.
HOMEO PET NO II COMDEV – A Real H Nutrição e Saúde Animal vai levar a linha Homeo Pet para o Congresso Medvep Internacional de Dermatologia Veterinária que acontece de 28 a 30 de julho em Salvador (BA).
Tamara Marecos é médica-veterinária Promotora Técnica da Homeo Pet na Real H Nutrição e Saúde Animal
As palavras inspiradoras do Dr. Carlos Quintana homenageiam o legado do Prof. Dr. Cláudio Martins Real e a revolução terapêutica […]
Institucional21/11/2024