A sustentabilidade ambiental tem ganhado cada vez mais espaço no agronegócio brasileiro. Além de contribuir para a preservação da natureza, práticas sustentáveis estão ajudando fazendas a reduzir custos, aumentar a produtividade e fortalecer a conscientização ambiental. O tema foi destaque na edição deste sábado, 08 de fevereiro, do Jornal da Record.
Um exemplo dessa tendência vem da Fazenda Canaã, pertencente à Genética Aditiva, localizada em Terenos, no Mato Grosso do Sul. A propriedade se dedica à pecuária e tem implementado uma série de ações sustentáveis no campo, tornando-se um modelo de eficiência e compromisso ambiental.
Na fazenda, o resíduo orgânico dos animais é transformado em compostagem para adubar o pasto. Essa iniciativa sustentável reduz os custos com fertilizantes químicos e melhora a qualidade da pastagem, garantindo um sistema de produção mais equilibrado.
Outra mudança significativa foi a substituição de antibióticos por produtos homeopáticos no tratamento dos animais. Essa abordagem não apenas reduz impactos ambientais, mas também representa uma alternativa mais econômica e natural para a saúde do rebanho.
De acordo com Flávio Sandim, gerente de pecuária da fazenda, adotar um olhar sustentável sobre a produção agropecuária permite reduzir despesas e criar uma harmonia entre natureza e produtividade. “A partir do momento em que enxergamos a fazenda como uma empresa e aplicamos a sustentabilidade, conseguimos minimizar custos e tornar o processo mais eficiente”, destaca Flávio.
Além das práticas voltadas à pecuária, a fazenda adotou um programa de reciclagem em parceria com seus funcionários. O lixo produzido nas casas onde moram os trabalhadores começou a ser separado e destinado corretamente.
Os materiais recicláveis coletados na fazenda são enviados para a matriz do Grupo Real em Campo Grande, que atua na fabricação de suplementos e nutrição animal. A empresa destinou parte de sua equipe para gerenciar o projeto, que foi abraçado por outras fazendas da região.
Essa iniciativa sustentável chamou a atenção da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), que certificou a empresa como a primeira do agronegócio a receber um reconhecimento por suas práticas ambientais, sociais e de governança.
“É uma tendência irreversível, uma tendência global, e, mais do que uma tendência, é uma necessidade, tanto de concientização da sociedade, quanto de consientização das próprias empresas”, afirmou Robson Del Casale, Diretor de Sustentabilidade FIEMS.
Para o diretor técnico do Grupo Real, a inteção é que o programa seja multiplicado. “O projeto está aberto para quem quiser replicar, melhorar e aperfeiçoar. Aqui, o meio ambiente está sendo ‘atacado’ de todos os lados”, destacou Dr. Mario Real.
Além dos ganhos ambientais e econômicos, os trabalhadores da fazenda Canaã comemoram os benefícios da reciclagem. “É muito bom andar pelo campo e ver tudo limpo, sem plástico ou garrafas jogadas. Isso faz bem para nós e para os animais”, afirmou o colaborador, João Vitor Gomes.
O avanço da sustentabilidade na pecuária mostra que a produção rural pode ser eficiente e responsável, garantindo a preservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Para os pecuaristas interessados em incluir tecnologias mais sustentáveis no manejo das suas propriedades, é possível conhecer todo o portfólio das tecnologias Real H e CMR
Disponibilizamos as fotos da comemoração de 40 Anos da Real H e lançamento do Grupo Real para toda a sua rede […]
Eventos21/02/2025