O programa Pecuária Forte já mostrou algumas vezes o resultado da parceria de sucesso formada entre a Real H Nutrição e Saúde Animal e o criatório Nelore IPB. Foram apresentados desde o gado criado no Pantanal até os animais arrematados no tradicional leilão Nelore IPB. A equipe do programa foi até a Estância IPB em Campo Grande (MS) para mostrar os exames realizados nos touros para avaliar vários aspectos fundamentais na criação dos animais de reprodução na propriedade.
Foram realizados testes de eficiência hepática, coleta de sêmen e a pesagem dos animais. O médico-veterinário, Michel Calarge explica que estes animais são selecionados e de famílias conhecidas e que têm a genética desejada, seja para rebanhos comercias ou para rebanhos puros.
“Todos eles passam pelo processo de avaliação andrológica que consiste em quantificar a qualidade do animal em termo de habilidade de produção de sêmen, perímetro (tamanho) de testículo, a qualidade das glândulas assessórias do aparelho reprodutivo, que ajudam na produção de sêmen, e dentro disso tudo, após a primeira avaliação, se faz uma coleta do sêmen propriamente dito. De acordo com a quantidade das células defeituosas e os defeitos que elas apresentam classificamos o animal com apto ou não para a reprodução”, descreveu o médico-veterinário, Michel Calarge.
Um dos destaques do Nelore IPB é a precocidade dos animais. Entre os animais avaliados, está um touro de 18 meses que já pesa meia tonelada.
“A pecuária está entendendo que, o ciclo, quanto mais curto, melhor e maior o capital de giro. Para isso a atividade exige maior ganho de peso que é sinônimo de precocidade sexual também. O animal, por exemplo, que sai da fazenda com 18 a 20 meses, terá seu primeiro filho antes mesmo completar dois anos e meio. Essa precocidade é fundamental para o desenvolvimento da pecuária”, acrescenta Michel Calarge.
Os touros são criados a campo com suplementação e braquiária. O supervisor técnico da Real H, Leonardo Teodoro dá mais detalhes sobre a suplementação das fêmeas e machos. “Todo rebanho Nelore IPB trabalha com a suplementação e o diferencial tecnológico da Real H que é a homeopatia populacional. Esses animais recebem uma suplementação específica desde a parte da reprodução. Então as matrizes PO recebem o Ciomax P, Uremax 100 com ureia protegida de lenta liberação, o Convert H que deixa o animal muito mais bem equilibrado, melhorando a parte de conversão alimentar e o Pró-Cio visando à eficiência na reprodução”.
Assista a matéria completa:
Na manhã desta segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, representantes do Grupo Real participaram do programa “Comitiva Sertaneja”, apresentado por […]
Notícias20/01/2025