67 3028 9000

+ TELEFONES

Notícias

Controlando parasitas no gado de leite

25 de março de 2020 | Guia de Saúde

Seu rebanho longe de parasitas

O Parasit 100, da Ral H, é a ferramenta que faltava para o controle de parasitas no seu gado. Sem descarte, sem resíduo e sem manejos complicados.

Carrapatos, moscas-dos-chifres, verminoses e outros parasitas causam diversos prejuízos para a bovinocultura. Embora todas as categorias animais possam ser afetadas, algumas são mais sensíveis, como é o caso dos bovinos de leite e animais jovens.

Os prejuízos causados por endo e ectoparasitas podem ser diretos e indiretos. Diretos estão relacionados à presença do parasita no animal, levando a significativa redução na produção. Já os prejuízos indiretos são aqueles relacionados aos custos com medicações, mão de obra e estresse dos animais, causado por manejos convencionais na tentativa de conter as infestações.

Nas infestações por carrapatos, estima-se que cada um desses parasitas que infecte o animal seja responsável pela redução de 8,9 ml de leite por dia. Então, se considerarmos uma infestação de 100 carrapatos no animal/dia há uma redução na produção de leite de até 890 ml de leite/dia.

Além da redução na produção, os carrapatos também podem transmitir agentes causadores de doenças, como a Babesia e o Anaplasma, que são causadores da tristeza parasitária bovina (TPB).

Em relação a infestações por moscas-dos-chifres, pode ocorrer uma redução na produção de leite de até 20%. E, nas infestações por vermes gastrointestinais, também há considerável queda na produção de leite, que gira em torno de 20% a 30%.

Quando as infestações parasitárias correm em animais jovens, pode haver atraso no desenvolvimento, atrasando a entrada em vida reprodutiva, além de deixar estes jovens animais mais suscetíveis a outras doenças.

Prevenção e Tratamento

Para o controle de moscas, carrapatos e vermes existem diversos produtos parasiticidas no mercado. Entretanto, a questão da resistência parasitária pode dificultar a ação destes produtos, uma vez que já não respondem adequadamente as medicações. O quadro pode levar a necessidade do uso de vários princípios ativos e redução no intervalo das aplicações. Em alguns casos, nem mesmo com estes precauções os produtores conseguem controlar o problema.

Outro fator importante é o resíduo deixado na carne ou no leite após o uso destes produtos. Por vezes é necessário fazer o descarte do leite, o que acarreta prejuízos ainda maiores.

Caixa de Parasit 100

Parasit 100 caixa de 600g

Para reverter este cenário o produtor pode utilizar o Parasit 100, que auxilia no controle de moscas-dos-chifres, carrapatos e vermes gastrointestinais de forma segura, eficaz e econômica.

O Parasit 100 é um medicamento desenvolvido pela Real H para o controle de ecto e endoparasitas de bovinos. É 100% seguro, não tem riscos de intoxicação, efeitos colaterais e não deixa resíduos na carne ou no leite.

O Parasit 100 não é um parasiticida, ele não mata o carrapato, por exemplo. Sua ação estimula as barreiras naturais de defesa do animal, impedido que os parasitas consigam se fixar e se alimentar. Assim, os parasitas abandonam o animal e a infestação é controlada.

A utilização deste produto também bastante simples, pois o Parasit 100 é fornecido via nutrição (sal, ração, etc) e desta forma não há a necessidade de manejar o gado, reduzindo o estresse dos animais e a mão de obra.

Você gostou? Compartilhar nas redes sociais.

WhatsApp Fale Conosco