67 3028 9000

+ TELEFONES

Notícias

Histórica Fazenda do Poeta Manoel de Barros é Ponto de Venda Real H no Pantanal

5 de abril de 2021 | Institucional , Notícias

A histórica propriedade do Poeta é um importante ponto de venda de Real H no Pantanal. Na foto, Manoel Barros, neto do escritor, aparece na janela do galpão que abriga os produtos.

“Passei 10 anos no Pantanal, com minha mulher. Depois de dez anos eu consegui que a minha fazenda desse renda, pra ficar atoa. Ficar atoa quer dizer, ficar à disposição da poesia”. O depoimento do poeta Manoel de Barros no documentário “Só Dez por Cento é Mentira”, de 2008, demonstra a importância da Fazenda Santa Cruz para a vida e obra do escritor.

A Santa Cruz fica no município de Corumbá, mas está mais próxima da cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS). Manoel implantou a fazenda na área de 14 mil hectares que herdou do pai, em 1949. Logo no início, pensou em vendê-la, entretanto, Estella, sua esposa, não quis assinar os papeis.

Então, o casal mudou-se para o Pantanal, passando dez anos isolados, trabalhando duro na construção das estruturas e colocando a pecuária de cria para funcionar no lugar.

Com a pecuária funcionando e gerando lucro, Manoel de Barros pôde dedicar-se inteiramente a poesia, deixando uma obra conhecida mundialmente.

Ponto de Venda

Na foto, na janela do galpão que abriga os produtos vemos Manoel Barros, neto do poeta, cliente e parceiro Real H. Manoelzinho, como é conhecido, conta que a parceria começou por intermédio do José Feliciano, representante Real H na região e proprietário da Rodeio Agronegócios. A Rodeio é parceira Real H desde 1998, mesmo ano em que a família de Manoel de Barros começou a usar os produtos.

Além do depósito de sal, a estrutura conta com uma pequena venda com produtos diversos, como queijos e biscoitos.

Nossa equipe visitou a propriedade em 2016, durante as gravações do documentário Pecuária Pantaneira. Veja o vídeo abaixo.

Você gostou? Compartilhar nas redes sociais.

WhatsApp Fale Conosco