Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora DIRETOR TÉCNICO EXPLICA QUAL A RELAÇÃO CORRETA DO COBRE PARA OVINOS - Real H

Notícias

DIRETOR TÉCNICO EXPLICA QUAL A RELAÇÃO CORRETA DO COBRE PARA OVINOS

Voltar 27/08/2018

ESSENCIALIDADE

O cobre é um micro mineral essencial, para os animais, sendo o responsável por muitos processos biológicos importantes. Atua como cofator para várias enzimas e é responsável por ativar determinados genes. Participa com o ferro na formação da Hemoglobina, na formação dos Ossos e tecido Conjuntivo, formação do Sistema Imunológico, funcionamento Cardíaco e integridade do Sistema Nervoso Central entre outras funções.

O organismo dos animais tem a capacidade de estocar o cobre no fígado, liberando-o quando o aporte diário for insuficiente para as necessidades. Em geral, as pastagens do Brasil (de norte a sul) tem teores insuficientes para atender as exigências dos ovinos, sendo necessário e recomendado uma suplementação via suplementos minerais.

TOXICIDADE

A intoxicação por cobre em ovinos é, via de regra, fatal. Há inúmeros estudos relatando casos de intoxicação em ovinos. O principal fator desencadeante é o estresse dos animais, em suas diferentes nuances de ocorrência, seja pelo transporte, por participação em feiras, durante manejos intensos etc… o estresse produz uma grande liberação do cobre armazenado no fígado com diversas consequências orgânicas fatais ao produzirem lesões irreversíveis nos rins e fígado.

As reservas hepáticas de cobre podem oscilar bastante em razão da oferta diária via pastagens, suplementos e/ou rações
balanceadas.

NÍVEIS SEGUROS

Apesar do cobre ser um elemento-chave e essencial para os sistemas criatórios, existe um risco, devido ao fato do mesmo se acumular no fígado, assim em algumas situações a dose tolerável diária fica próxima de uma eventual dose tóxica. O equilíbrio entre o manejo e práticas anti-estressantes é fundamental para o sucesso. O nível de cobre na dieta dos ovinos aceito como seguro é apresentado com base na MS (matéria seca) da dieta (Ferreira et al 2002*).

Considerando uma ingestão diária de 2,1% do Peso Vivo em MS uma ovelha com 50 kg PV ingere por dia em torno de
1.050 g MS, que poderia conter até 15 mg de cobre. Os Suplementos para Ovinos da Real H enquadram-se dentro desse limite, ainda mais se considerarmos que as
pastagens ofertam menos cobre que o necessário.

O quadro abaixo demonstra a ingestão média de cobre, para um ovino adulto com 50kg PV ingerindo 2,1% PV em MS, sejam 1.050 g de MS/dia, comparando como o consumo esperado do
suplemento e seu “aporte” em cobre:

Assim fica evidente que ambos suplementos, mesmo considerando consumos elevados (20g e 200g ao dia respectivamente) ficam muito aquém do nível máximo diário de Cobre permitido para ovinos, demonstrando sua segurança, lembrando que essas fórmulas existem há mais de 15 anos e são amplamente comercializadas no Brasil sem qualquer relato de intoxicação por cobre.

Compartilhe:

Deixe um Comentário