Estamos Online! Trabalhe Conosco Compre Agora 8 Aspectos Imprescindíveis Para um Confinamento de Sucesso - Real H

Pecuária Forte

8 Aspectos Imprescindíveis Para um Confinamento de Sucesso

Voltar 10/03/2021

Confinamento | 2 de março de 2021O confinamento de bovinos se populariza, principalmente por ampliar a capacidade de animais por m2. Com alimentação completa e equilibrada, via cocho, os animais apresentam maior ganho de peso, chegando a ponto de abate muito mais rápido que os animais criados exclusivamente a pasto.

Além disso, o confinamento traz como vantagem a padronização de carcaça e possibilidade de melhor controle nos custos de produção.

1.    Alimentação

Quando se pensa em confinamento é preciso definir alguns pontos muito importantes, que vão determinar o sucesso do sistema, como o tipo de alimento a ser fornecido para os animais, por exemplo. Tal escolha deve levar em consideração os objetivos e desafios de cada propriedade.

O produtor pode optar por:

Convencional com Alto Volumoso

Os animais recebem cerca de 60% de volumoso e a dieta é completada com concentrado. É importante considerar a qualidade do volumoso, pois este vai influenciar o ganho de peso.

Convencionais de Alto Grão

A maior parte dos nutrientes e energia chega através de grãos como milho, porém, ainda recebem uma quantidade pequena de volumoso (menos de 40% da dieta), para auxiliar na digestibilidade.

Dietas de Grão Inteiros (DGI)

Após um período de adaptação o animal deixa de consumir completamente alimento volumoso, recebendo apenas grãos de milho inteiro e núcleo concentrado em pellets. Neste sistema os ganhos costumam ser mais expressivos, entretanto, é comum a ocorrência de lesões (abcessos) hepáticas, que comprometem o resultado em graus variados.

2.    Escolha da Raça

Escolha dos animais a confinar, se serão de pequeno, médio ou grande porte, deve ser feita de acordo com os objetivos que se pretende alcançar.

3.    Estrutura e Equipamentos

É necessária uma avaliação detalhada das estruturas já existentes na propriedade e se elas são capazes de atender integralmente o modelo de confinamento desejado. Em caso de necessidade de construção de novas estrutura, é imprescindível avaliar se os ganhos projetados, mesmo que em longo prazo, são suficientes para cobrir os investimentos.

4.    Escolha do Local

É importante escolher um local adequando para as instalações, onde o acesso e a logística sejam fáceis. Lembrar que o local deve ter uma boa drenagem do solo.

5.    Densidade Animal

Verificar a densidade animal, que vai variar de acordo com o tipo de confinamento,(currais totalmente cobertos; currais com piso revestido; piso de chão batido; piso de chão batido em regiões de alta precipitação). É importante levar em consideração a densidade adequada para cada tipo de terreno, a fim de evitar o acúmulo de lama.

6.    Área de Cocho

A medida de cocho linear/animal depende da categoria de animais a ser confinada, da densidade da dieta e da quantidade de vezes que o trato será fornecido para os animais.

De modo geral, se for ração completa (volumoso e concentrado fornecidos em mistura homogênea), o tamanho pode ser de 50 a 70 cm2 lineares/animal (animais mais pesados), e de 40 a 60 cm2/animal para lotes mais jovens.

7.    Fornecimento de Água

Um ponto muito importante nos confinamentos é o fornecimento de água, que deve ser em boa quantidade e limpa. Os bebedouros devem ser construídos a cerca de 10 metros dos cochos, para evitar contaminação da água com o alimento.

8.    Estresse dos Animais

Bovinos em confinamento são mais susceptíveis a apresentarem estresse e, por consequência, distúrbios de comportamento (agressividade e sodomia, por exemplo), que influenciam negativamente na produção. Outras questões desafiadoras são as alterações orgânicas que os animais podem apresentar devido as dietas altamente energéticas, causando distúrbios no rúmen e na função hepática.


Como a REAL H Pode Ajudar?

Para ajudar o produtor a ter mais resultados no confinamento a Real H possui uma linha de produtos que promovem o equilíbrio orgânico dos animais, permitindo expressar melhor seu potencial genético.

Os principais produtos que podemos destacar para utilização em confinamentos são o Convert HSodo 100, o Convermax, e FigotonusProdutos totalmente homeopáticos e, por conta disso, não apresentam riscos de intoxicação e nem deixam resíduos na carne. Pelo mesmo motivo, não há período de carência para o abate.

Convert H

Este foi o primeiro produto homeopático desenvolvido pela REAL H, e é indicado para reduzir o estresse dos animais e melhorar a conversão alimentar, contribuindo para que o organismo do animal aproveite melhor os nutrientes, favorecendo assim o ganho de peso.

Sodo 100

Este medicamento age no sistema nervoso central, diretamente no centro sexual do macho, equilibrando os níveis de testosterona e inibindo a libido. Com isso reduz as montas, os animais ficam mais calmos, favorecendo o ganho de peso.

Com o uso do Sodo 100 diminuem gastos com manejo e manutenção das instalações, pois é comum que, durante as montas e brigas, ocorram danos como quebra de cerca e portões. O Sodo 100 também reduz prejuízos com as perdas de animais por óbitos ou fraturas.

Convermax

Os confinamentos com dietas de alto valor energético, os confinamentos de grão inteiro, são uma boa alternativa quando não se dispõe de boa oferta de forrageira, além de promover excelentes ganhos, porém o sistema apresenta como uma complicação a ocorrência de ruminites e abcessos hepáticos. Estas complicações podem levar a um desequilíbrio do organismo, gerando diminuição na ingestão de alimentos e na absorção de nutrientes, comprometendo os resultados. Nesse sentido um grande aliado dos confinamentos de Grão inteiro é Convermax, que é indicado para prevenção de ruminites e abcessos hepáticos.

Figotonus

Os abcessos hepáticos são associados a uma diminuição no consumo da dieta, ganho de peso, rendimento de carcaça e a condenação do fígado.  O Figotonus é indicado especificamente para o tratamento do Fígado, ele auxilia no tratamento dos casos de mau funcionamento do fígado (insuficiência hepática). Uma vez que o fígado está funcionado adequadamente todo o organismo do animal deve funcionar melhor, contribuindo para o desenvolvimento e ganho de peso.

A administração dos medicamentos REAL H é muito simples. Eles devem ser fornecidos através do alimento, não havendo necessidade de manejo e sem estresse para animais que recebem as medicações.

Consulte sempre um médico veterinário.

Além de medicamento, a REAL H possui uma linha completa de produtos de nutrição para contribuir com o seu confinamento. Faça uma cotação.

 

Compartilhe:

Deixe um Comentário